quinta-feira, 3 de novembro de 2011

RESULTADO CONCURSO DE VIDEODOCUMENTÁRIOS - "JOÃO OSTROWSKI"

Vencedores do II Concurso  Municipal de Vídeo Documentários- edição 2011
“João Ostrovski- Lugares de Ponta Grossa”
A Prefeitura  de Ponta Grossa, através da  Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a finalidade de estimular a produção audiovisual e o registro das manifestações regionais, atendendo as políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura, realizou  o II Concurso Municipal de Vídeo Documentários  2011,  sobre “ Lugares de Ponta Grossa”, que nesta edição homenageou João Ostrovski, reconhecido cinéfilo da região, com notórios serviços prestados à história do cinema em Ponta Grossa e com dedicada contribuição à manutenção e disponibilização de acervos.
O Concurso foi aberto à  pessoas residentes em Ponta Grossa, maiores de 18 anos, cujo tema inscrito deveria contemplar um lugar de relevância cultural para Ponta Grossa, com destaque para relações de sociabilidade daí geradas, espaço de manifestação artística ou simbólica, trocas culturais, expressão de modos de ser ou a contribuição (presente ou histórica) para a construção da identidade local ou regional.   Cada interessado pode enviar até 2 (dois) vídeo documentários inéditos (ainda não exibidos em TV ou premiados em outros concursos e editais).
            Quanto ao formato, os vídeos inscritos deveriam obedecer aos seguintes critérios:  duração entre 10 e 20 minutos;  em cores ou preto e branco;  utilização de recurso do gênero documentário, tais como entrevistas, depoimentos, imagens e som de valor histórico e/ou testemunhal;  gravação com qualidade de áudio e vídeo, podendo-se valer dos amplos recursos de captação e edição digital ou analógica disponíveis. O tema central deve ser um ponto ou lugar da cidade que expresse a cultura, a identidade ou o modo de ser ponta-grossense, sugerindo relações do espaço urbano com a identidade cultural.

  Os documentários premiados e as menções honrosas serão exibidos em mostra pública gratuita em espaço cultural do município, em data a ser definida. Também poderão ser exibidos em programas culturais da TV Educativa de Ponta Grossa e outros programas parceiros da SMCT em outros veículos de comunicação. Os vídeos devem compor, ainda, um DVD editado pela Secretaria Municipal de Cultura, a ser lançado durante a mostra.  O DVD final com os vídeos premiados será distribuído gratuitamente em  bibliotecas, escolas,  instituições culturais, museus e institutos musicais.

A Comissão Julgadora foi composta por Eduardo Baggio, documentarista e professor universitário; Silvana Fontana, cineasta, jornalista e integrante da Cooperativa de Cinema e Mídias Digitais e Sandra Nodari, jornalista.
O resultado final do II Concurso de Vídeo DocumentáriosJoão Ostrovski- Lugares de Ponta Grossa”, ficou assim definido :
1º Lugar – Alma Embriagada – Frederico Guilherme P. Taques, Ismael de Freitas e Rodrigo Czekalski
2º Lugar – Filme de Época – William Biagioli
3º Lugar – Os Trilhos de Ponta Grossa – Paulo Roberto Da Silva
4º Lugar – Hipódromo – Marina Pilatti
5º Lugar – Cine Teatro Ópera em 7 Atos – Cristiane Campolin
6º Lugar – Próxima Parada: Roxo de Rodrigues – Giovani Cardoso
7º Lugar – Meu Pai  o Fotógrafo  - Elaine Javorski e Rafael Poyer
8º Lugar – Sobre os Trilhos – Beatriz Bidarra
9º Lugar – Lá no Pelé – Gisele Barão
A premiação será realizada em data a ser definida pelo Conselho Municipal de Cultura.
No dia 16 de novembro, às 19 horas, no Salão Social do SESC, foi realizada a exibição dos videodocumentários aberta ao público para avaliação popular que elegeu os de melhores trabalhos na opinião dos presentes. O resultado ficou assim definido:
Primeiro Lugar: empatados ficaram os filmes "Meu Pai, o Fotógrafo" de Elaine Javorski e Rafael Poyer e "Filme de Época" de William Biagioli.
Segundo Lugar: "Alma Embriagada" de Frederico Taques, Ismael de Freitas e Rodrigo Czekaski.
Terceiro Lugar: empatados "Lá no Pelè" de Gisele Barão e "Próxima Parada: Roxo de Rodrigues" de Giovani Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário