terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONCURSO NACIONAL DE CONTOS 2012

CONCURSO NACIONAL DE CONTOS

“LAERTES LAROCCA” – EDIÇÃO 2012



A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular a produção literária local, e o intercâmbio com escritores brasileiros institui o edital que regulamenta o Concurso Nacional de Contos para o ano de 2012, que nesta edição homenageia o escritor LAERTES LAROCCA, atendendo às políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura.

REGULAMENTO


1-      Poderão participar  escritores, maiores de 18 anos.
2-      O tema será livre e deverá ser produzido em língua portuguesa.
3-      Cada interessado poderá enviar até 3 (três) contos inéditos (entende-se por inédito o conto nunca premiado em concursos anteriores e não publicado em livros até a data do encerramento das inscrições deste concurso).
4-      O candidato residente em Ponta Grossa poderá inscrever-se nos concursos Nacional e Local devendo, para isso, enviar trabalhos diferentes para cada concurso e em envelopes separados (nos envelopes deverão constar a categoria de cada inscrição).
5-      Os vencedores da edição 2011, no concurso LOCAL, só poderão participar da edição 2012, no concurso NACIONAL.

PREMIAÇÃO


6-      Serão conferidos 06 (seis) prêmios de R$ 1.000,00 (mil reais) cada um.
7-      Do conjunto de 06 (seis) prêmios, 03 (três) serão concedidos para escritores residentes na cidade de Ponta Grossa.
8-      Poderão ser conferidas Menções Honrosas, por iniciativa da comissão julgadora.

INSCRIÇÕES


9-      As inscrições estarão abertas de 1º a 29 de fevereiro de 2012, enviadas exclusivamente via Correios.
10-  O interessado deverá encaminhar os contos em  envelope  (tamanho folha A4) , com AR , sem identificação pessoal  no verso (a identificação virá apenas no recibo AR)  para o endereço: CONCURSO NACIONAL DE CONTOS  “LAERTES LAROCCA” – EDIÇÃO 2012
CONCURSO LOCAL (para os residentes em Ponta Grossa) ou NACIONAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO
RUA JULIA WANDERLEY, 936, CENTRO, CEP 84010-170
PONTA GROSSA - PR.
11-  Os  contos inscritos  deverão ser encaminhados obedecendo aos seguintes critérios: 04 (quatro) vias digitadas em apenas uma face de papel tamanho A4; ESPAÇAMENTO 1,5 entre as linhas; FONTE: Times New Roman ou Arial, TAMANHO: 12; MARGEM superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm e direita: 2 cm; constando apenas o título no início de cada lauda, com  a numeração das mesmas, SEM PSEUDÔNIMO, não ultrapassando  02 (duas) laudas.
Parágrafo único: Os trabalhos inscritos deverão também ser encaminhados digitalizados em CD, no mesmo envelope, obedecendo todos os critérios do item 11 deste regulamento, listando os títulos na capa e no CD, salvos na versão word 97, corrigido gramaticalmente, em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico.
12-  Em envelope menor, lacrado, dentro do envelope maior, anexar as seguintes informações:
Na parte externa do envelope
a.       nominação do concurso
b.      título(s) inscrito(s)
c.       CONCURSO LOCAL (para os residentes em Ponta Grossa) ou NACIONAL
      No interior do envelope
d.      nome e endereço completos
e.       telefones e e-mails para contato
f.       fotocópia de comprovante de residência em nome do inscrito
g.      fotocópia da cédula de identidade e CPF
h.      breve  biografia pessoal  de até 10 linhas
(os documentos acima serão necessários para o processo de pagamento dos prêmios)

JULGAMENTO


13-  Os contos serão julgados por uma comissão de alto nível literário, indicada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de política Cultural, cuja decisão será soberana, à qual não cabem recursos sobre o resultado do concurso.
14-  Os vencedores serão conhecidos no segundo semestre de 2012.

PUBLICAÇÃO

15-  Os contos premiados e as menções honrosas serão publicados em antologia, numa edição especial dos concursos de Contos, Poesias e Crônicas de 2012, com 1.500 (mil e quinhentos) exemplares, editada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no 2º semestre de 2012, cabendo aos participantes as seguintes cotas, a título de direitos autorais desta edição:
- 30 (trinta) unidades para os seis primeiros colocados
- 15 (quinze) unidades para as menções honrosas

16-  O restante dos 1.500 exemplares será distribuído gratuitamente em bibliotecas, escolas, instituições e críticos literários.
17-  A antologia dos concursos de Contos, Poesias e Crônicas poderá também ser publicada em versão digital e disponibilizada para leitura e “download” via internet.

DISPOSIÇÕES FINAIS


   18- As inscrições fora das normas do concurso não serão aceitas.
   19- O(s) conto(s) e os demais documentos entregues na inscrição não serão devolvidos após o concurso.
   20- Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos Municipais de Política Cultural, Patrimônio Cultural e Turismo de Ponta Grossa.
   21- A Comissão Julgadora tem o direito de não premiar nenhuma das obras concorrentes caso julgue que as mesmas não tenham qualidade suficiente que justifique a premiação e a publicação.
   22- É de responsabilidade exclusiva do concorrente a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais sobre a obra inscrita.
   23- Este edital atende ao disposto na Lei Federal nº 9.610 de 12/02/1998 sobre direitos autorais.
   24 – Os autores das obras selecionadas automaticamente autorizam a publicação das mesmas nas edições física e digital da antologia do concurso.
   25 - Os premiados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores.
   26 - Os participantes declaram estar cientes e de acordo com este regulamento.
   27 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
                                                                                  
Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo

3 comentários:

  1. Boa tarde,

    Gostaria de comunicar que não está sendo possível cumprir o item 10 do Concurso Nacional de Contos de Ponta Grossa. O referido item diz o seguinte: "10- O interessado deverá encaminhar os contos em envelope (tamanho folha A4) , com AR , sem identificação pessoal no verso (a identificação virá apenas no recibo AR(...)". O problema é que os correios não aceitam enviar envelopes sem identificação do remetente (nome e endereço) e se recusam a fazer o envio. Então é impossível atender esse item e faz-se necessário a devida retificação do edital para não prejudicar os concorrentes.
    Grato pela atenção e no aguardo de providências.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    O que Israel Costa afirma é exatamente o que ia eu postar aqui. Por favor retifiquem este edital o quantos antes.

    Outra coisa, o item 11 estipula que os trabalhos deverão ser salvos “na versão word 97, corrigido gramaticalmente, em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico.”
    O Microsoft Word 97 é um software antigo e desatualizado e acho que nem existe atualização disponível no site da Microsoft para o mesmo. Eu uso o Microsoft Word 2010 que já vem atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico. É necessário mesmo utilizar o MS Word 97?

    Aguardando a amabilidade da resposta, agradeço.

    Atenciosamente,

    Carlos A.S. Innocencio

    E-mail: tucann@gmail.com

    ResponderExcluir