terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONCURSO NACIONAL DE CRÔNICAS 2012

CONCURSO NACIONAL DE CRÔNICAS

“ALTAIR BAIL” – EDIÇÃO 2012


A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular a produção literária local, e o intercâmbio com escritores brasileiros institui o edital que regulamenta o Concurso Municipal de Crônicas para o ano de 2012, que nesta edição homenageia o escritor  ponta-grossense ALTAIR BAIL atendendo às políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura

REGULAMENTO


1-      Poderão participar  escritores maiores de 18 anos.
2-      O tema será livre e deverá ser produzido em língua portuguesa.
3-      Cada interessado poderá enviar até 3 (três) crônicas inéditas
4-      Entende-se por CRÔNICA o texto literário que aborda assunto atualizado com opinião (comentário pessoal) do autor e normalmente não é fictício. Não é uma contação de história, mas um texto com requinte jornalístico. (segundo o cronista Vieira Filho Flávio Madalosso Vieira). Entende-se por inédita a crônica nunca premiada em concursos anteriores e não publicada em livros, revistas, jornais ou outra forma de publicação impressa, até a data do encerramento das inscrições deste concurso.
5-      O candidato residente em Ponta Grossa poderá inscrever-se nos concursos Local e Nacional devendo, para isso, enviar trabalhos diferentes para cada categoria, em envelopes separados (nos envelopes deverão constar a categoria de cada inscrição).
6-      Os vencedores da edição 2011, no concurso LOCAL, só poderão participar da edição 2012, no concurso NACIONAL.

PREMIAÇÃO                                                                                      


7-      Serão conferidos 06 (seis) prêmios de R$ 1.000,00 (mil reais) cada um.
8-      Do conjunto de 06 (seis) prêmios, 03 (três) serão concedidos para escritores residentes na cidade de Ponta Grossa.
9-      Poderão ser conferidas Menções Honrosas, por iniciativa da comissão julgadora.

INSCRIÇÕES


10-  As inscrições estarão abertas de 1º a 29 de fevereiro de 2012, enviadas exclusivamente via Correios.
11-  O interessado deverá encaminhar as crônicas em  envelope  (tamanho folha A4) , com AR , sem identificação pessoal  no verso (a identificação virá apenas no recibo AR)  para o endereço:
CONCURSO NACIONAL DE CRÔNICAS  “ALTAIR BAIL” – EDIÇÃO 2012
CONCURSO LOCAL (para os residentes em Ponta Grossa) ou NACIONAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO
RUA JULIA WANDERLEY, 936, CENTRO, CEP 84010-170
PONTA GROSSA, PR.
12-  As crônicas inscritas  deverão ser encaminhadas obedecendo aos seguintes critérios: 04 (quatro) vias digitadas em apenas uma face de papel tamanho A4; ESPAÇAMENTO 1,5 entre as linhas; FONTE: Times New Roman ou Arial, TAMANHO: 12; MARGEM superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm e direita: 2 cm; constando apenas o título no início de cada lauda, com  a numeração das mesmas, SEM PSEUDÔNIMO, não ultrapassando  02 (duas) laudas.
Parágrafo único: Os trabalhos inscritos deverão ser encaminhados digitalizados em CD, no mesmo envelope, obedecendo todos os critérios do item 12 deste regulamento listando os títulos na capa e no CD, salvos na versão word 97, corrigido gramaticalmente, em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico.

13-  Em envelope menor, lacrado, dentro do envelope maior, anexar as seguintes informações:
      Na parte externa do envelope
a.       nominação do concurso
b.      título(s) inscrito(s)
c.       CONCURSO LOCAL (para residentes em Ponta Grossa) ou NACIONAL
      No interior do envelope
d.      nome e endereço completos
e.       telefones e endereço eletrônico para contato
f.       fotocópia de comprovante de residência em nome do inscrito
g.      fotocópia da cédula de identidade e CPF
h.      breve  biografia pessoal  de até 10 linhas
(os documentos acima serão necessários para o processo de pagamento dos prêmios)

JULGAMENTO


14-  As crônicas serão julgados por uma comissão  de alto nível literário, indicada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Política Cultural, cuja decisão será soberana, à qual não cabem recursos sobre o resultado do concurso.
15-  Os vencedores serão conhecidos no segundo semestre de 2012.

PUBLICAÇÃO

   16- As crônicas premiados e as menções honrosas , serão publicadas em antologia, numa edição especial dos concursos de Crônicas, Poesias e Contos de 2012, com 1.500 (mil e quinhentos) exemplares, editada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no 2º semestre de 2011, cabendo aos participantes as seguintes cotas, a título de direitos autorais desta edição:
           - 30 (trinta) unidades  para os seis primeiros colocados
           - 15 (quinze) unidades   para as menções honrosas
   17- O  restante dos 1.500 exemplares, será distribuído gratuitamente em  bibliotecas, escolas,  instituições e  críticos literários.
18    -A antologia dos concursos de Contos, Poesias e Crônicas poderá também ser publicada em versão digital e disponibilizada para leitura e “download” via internet.

DISPOSIÇÕES FINAIS                                                                                   


   18- As inscrições fora das normas do concurso não serão aceitas.
   19-Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos Municipais de Política Cultural, Patrimônio Cultural e Turismo.
   20- A(s) crônica(s) e os demais documentos entregues na inscrição não serão devolvidos após o concurso.
   21- A Comissão Julgadora tem o direito de não premiar nenhuma das obras concorrentes caso julgue que as mesmas não tenham qualidade suficiente que justifique a premiação e a publicação.
   22- - É de responsabilidade exclusiva do concorrente a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais sobre a obra inscrita.
   23- Este edital atende ao disposto na Lei Federal nº 9.610 de 12/02/1998 sobre direitos autorais.
   24– Os autores das obras selecionadas automaticamente autorizam a publicação das mesmas nas edições, física e digital,  da antologia do concurso.
   25- Os premiados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores.
   26-  Os participantes declaram estar cientes e de acordo com este regulamento.
   27- Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
                                                                                   
Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo

Um comentário:

  1. Boa noite,

    Por favor, tenho a seguinte dúvida: o título vem na primeira página, sozinho, e na segunda página, a crônica propriamente dita?

    E quanto às laudas, qual o padrão de quantidade de caracteres que os senhores estão considerando? Há muitas divergências no assunto, por isso gostaria de saber exatamente a quantidade de caracteres, e se contam os espaços ou não.

    Por último, não ficou muito claro se é necessário um pseudônimo e, se afirmativo, onde ele deve ser inserido. Poderiam me informar também essa dúvida?

    Obrigada e atenciosamente,

    Karen.

    ResponderExcluir