CONCURSO MUNICIPAL DE PESQUISA HISTÓRICA “GUÍSELA VELÊDA FREY CHAMMA” SOBRE A MEMÓRIA CULTURAL E ARTÍSTICA DE PONTA GROSSA – EDIÇÃO 2012
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular a pesquisa histórica e a produção literária local, institui o edital que regulamenta o Concurso Municipal de PESQUISA HISTÓRICA SOBRE A MEMÓRIA CULTURAL E ARTÍSTICA DE PONTA GROSSA para o ano de 2012, que nesta edição homenageia a professora e historiadora ponta-grossense GUÍSELA VELÊDA FREY CHAMMA. atendendo as políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura.
REGULAMENTO
1- Poderão participar pessoas residentes em Ponta Grossa, maiores de 18 anos.
2- O tema deverá ser focado em fatos históricos do município de Ponta Grossa relacionados a sua memória cultural e artística. O texto deverá ser produzido em língua portuguesa (vide item TEMAS, MÉTODOS E REDAÇÃO).
3- Os trabalhos enviados deverão apresentar fotocópias de documentos e outros suportes informativos que comprovem a veracidade dos fatos relatados e referência s bibliográficas.
4- Os interessados poderão enviar 1 (uma) obra literária inédita, na categoria PESQUISA HISTÓRICA, que poderá ter mais de um autor.
5- Entende-se por inédita a obra nunca premiada em concursos anteriores e não se encontra publicada em livros, no todo ou em parte, até a data do encerramento das inscrições deste concurso.
Nota: trabalhos defendidos em bancas universitárias e que, por orientação de suas instituições, estão com o conteúdo disponível na internet podem participar, isto é, desde que não se confronte com este item 5.
INSCRIÇÕES
6- As inscrições estarão abertas de 1º a 31 de maio de 2012, enviadas exclusivamente via Correios.
7- O interessado deverá encaminhar a obra em envelope (tamanho folha A4) , com AR , sem identificação pessoal no verso (a identificação virá apenas no recibo AR) para o endereço:
CONCURSO MUNICIPAL DE PESQUISA HISTÓRICA SOBRE MEMÓRIA CULTURAL E ARTÍSTICA “GUÍSELA VELÊDA FREY CHAMMA” – EDIÇÃO 2012
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO
RUA JULIA WANDERLEY, 936, CENTRO, CEP 84010-170
PONTA GROSSA, PR.
8- As obras inscritas deverão ser encaminhadas obedecendo aos seguintes critérios, atenção à formatação: 4 (quatro) vias digitadas em apenas uma face de papel tamanho A4; ESPAÇAMENTO 1,5 entre as linhas; FONTE: Times New Roman ou Arial, TAMANHO: 12; MARGENS: 3 cm (superior, esquerda) e 2 cm (inferior e direita); constando apenas o título no início de cada lauda, com a numeração das mesmas, SEM PSEUDÔNIMO, com no mínimo 80 e no máximo 150 laudas, incluindo anexos fotográficos e documentais, com as respectivas autorias e fontes de consulta e produção DEVIDAMENTE ENCADERNADA.
Parágrafo único: Os trabalhos inscritos deverão ser encaminhados digitalizados em CD, no mesmo envelope, obedecendo todos os critérios do item 8 deste regulamento listando os títulos na capa e no CD, salvos na versão word 97, corrigido gramaticalmente, em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico.
9- Em envelope menor, lacrado, dentro do envelope maior, anexar as informações:
Na Parte Externa:
a. nominação do concurso na parte externa (Concurso Municipal de Pesquisa Histórica sobre a memória cultural e artística de Ponta Grossa “GUÍSELA VELÊDA FREY CHAMMA” - Edição 2012)
b. título da obra
No Interior:
c. nome e endereço completos
d. telefones e endereço eletrônico para contato
e. fotocópia de comprovante de residência em nome do inscrito
f. fotocópia da cédula de identidade e CPF
g. breve biografia pessoal (até 10 linhas).
TEMAS, MÉTODOS E REDAÇÃO
10 – SETORES: as áreas culturais e artísticas contempladas no edital são as mesmas dos grupos setoriais da II Conferência Nacional de Cultura (2010), em ordem alfabética: Arquitetura, Arquivos, Arte Digital, Arte Visual, Artesanato, Audiovisual, Circo, Cultura Afro-brasileira, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Dança, Design, Literatura, Livro e Leitura, Moda, Museus, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.
11 – EXEMPLOS DE TEMAS: a título de ilustração de temas relacionados à memória cultural e artística de Ponta Grossa, segue-se uma pequena lista de sugestões de assuntos aos quais interessa documentação e análise.
(a) Eventos culturais tradicionais: Festival Universitário de Teatro Amador (Fenata); Festival Universitário da Canção (FUC) etc;
(b) Pesquisa cultural sobre agentes de cultura a fim de traçar um perfil de uma área, como o da criação e produção cultural (produtores, criadores, artistas, técnicos) , da crítica cultural (críticos, jornalistas, editores, acadêmicos), organizações culturais (fundações, terceiro setor, centros culturais),.
(c) Reconstituição de épocas em um ou mais segmentos culturais: “anos 1980”, “anos 1990” etc; “geração 1960”, “geração 1970”, “o samba e as ferrovias”, “textos de cronistas da cidade durante a estada de Getúlio Vargas” etc. Essa categoria permite combinar diversas histórias de grupos e personalidades que contribuíram para consolidação dos espaços e das linguagens culturais na cidade.
(d) Temas variados para se levantar informações e documentação: espaços de cultura ativos e desativados (teatros, cinemas, galerias); a preservação da memória cultural (museus, arquivos históricos); legislação cultural; mapeamento geográfico de pontos de expressão cultural; a linguagem e suas variantes; indicadores de público de cultura; projetos de formação de platéia; itens corriqueiros como futebol, como culinária, desde que se tenha o foco serem patrimônio cultural; mestres populares (guardiões de conhecimentos tradicionais, calcados na oralidade, detentores de saberes e fazeres em vias de desaparecimento caso não sejam preservados, como os contadores de histórias da zona rural); manifestações diversas em todo o espectro cultural - erudito (cult), massivo (pop) e popular (folk) e em suas combinações; etc.
12 – DOCUMENTAÇÃO: entre os possíveis modos de documentação, há os registros estatísticos, os registros institucionais escritos, os documentos pessoais e produtos da comunicação de massa. Basicamente, ela se expressará via textos (uso de bibliografia, transcrição de entrevistas, transcrição de canções etc; textos descritivos são recomendados para complementar a documentação) ou por elementos gráficos (fotografias, ilustrações, caricaturas, correspondências, tabelas, gráficos percentuais, registros iconográficos, códigos lingüísticos, fac-símiles de jornal, partituras, croquis, receitas etc).
§ 1º Glossário: recomenda-se que se use, ao final do livro, um glossário para explicar vocábulos que não são de domínio de público especializado ou que se referiram a uma época distante da atual.
§ 2º Exemplos. Devido à importância em se criar bases de dados ou em organizar uma documentação que se encontra dispersa, seguem-se exemplos:
(a) numa pesquisa sobre música com maestros que marcaram época, pode ser a reunião de partituras com os arranjos que compuseram;
(b) numa pesquisa sobre patrimônio arquitetônico, pode ser um conjunto de fotos de fachadas, croquis e mapeamento geográfico;
(c) numa pesquisa sobre a crítica de teatro feita ao longo dos Fenatas, pode ser a anexação do material digitalizado de diversas colunas de jornal e revista ao longo de uma ou mais décadas;
(d) numa pesquisa sobre contadores de causos, a transcrição de depoimentos servirá de documentação valiosa para os leitores;
(e) numa pesquisa sobre culinária da imigração, um conjunto de receitas servirá de bom acompanhamento para o texto principal;
(f) numa pesquisa sobre cartunistas de destaque dos anos 1970 até os anos 2000, documentação importante virá com a disposição de um bom acervo das imagens que deram fama a esses criadores.
14 – REDAÇÃO: orienta-se aos autores que escrevam um livro generalista, isto é, que seja acessível a públicos não-especializados ao tema que escreve. Afinal, a qualidade do livro também está em sua clareza expositiva e no bom uso dos recursos de estilo.
§ 1º Revisão criteriosa: pede-se atenção especial aos autores quanto a este tópico. Essa fase é bastante negligenciada e, por vezes, trabalhos importantes deixam de ser considerados por desatenderem desse item fundamental.
§ 2º Caso dos trabalhos acadêmicos: são bem-vindos, no entanto, como para bem uso do dinheiro público, o livro tem a pretensão de atingir o maior número de estratos sociais e culturais sem que perca a sua qualidade, pede-se que a linguagem acadêmica seja “traduzida” para a linguagem de um público generalista.
§ 3º Metodologia: não há nenhuma restrição quanto aos métodos e à metodologia aplicados, a começar pelos meios técnicos de investigação – pesquisa experimental, observacional, comparativa, estatística ou monográfica. Serão considerados trabalhos de natureza exploratória, descritiva ou explicativa, em modelo clássico ou em pesquisa-participante, os estudos de campo, os estudos de caso, as pesquisas quantitativas ou qualitativas, os trabalhos com aplicação de questionário, entrevista ou formulários etc. Esse quesito depende dos objetivos, da competência e do repertório do autor.
JULGAMENTO
15 - As obras serão julgadas por uma comissão de alto nível literário, indicada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Política Cultural, cuja decisão será soberana, à qual não cabem recursos sobre o resultado do concurso.
§ 1º A iniciativa de edital, mais que publicar o conteúdo é premiá-lo, atestá-lo como uma obra de referência. Isto é, deve reunir características comuns a trabalhos de qualidade: consistência de raciocínios, evidência de fatos, originalidade no tema e em suas abordagens, clareza na estruturação da obra, rigor na escolha e no tratamento das fontes, redação precisa, qualidade vocabular e estilo autoral.
§ 2º Para um trabalho vencedor de edital público, o mínimo que se espera de um livro é que se tenha uma revisão textual impecável.
16 - O vencedor será conhecido no segundo semestre de 2012.
PREMIAÇÃO
17 - A premiação será realizada no exercício de 2012, em data a ser definida.
18- A obra premiada receberá o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).
PUBLICAÇÃO
19- A obra premiada será publicada em edição especial deste concurso, com 1.000 (mil) exemplares, editada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no 2º semestre de 2012, cabendo ao autor uma cota de 100 (cem) exemplares, a título de direitos autorais desta edição:
20 - Os 900 (novecentos) exemplares restantes serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas, escolas, instituições e para críticos literários.
21 - A obra premiada poderá também ser publicada em versão digital e disponibilizada para leitura via internet desde que autorizada pelo(s) autor(es).
DISPOSIÇÕES FINAIS
22- As inscrições fora das normas do concurso não serão aceitas.
23- Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos Municipais de Política Cultural, Patrimônio Cultural e Turismo.
24- As obras inscritas não serão devolvidas após o concurso, independente da premiação.
25- A Comissão Julgadora tem o direito de não premiar nenhuma das obras concorrentes caso julgue que as mesmas não tenham qualidade suficiente que justifique a premiação e a publicação.
26- É de responsabilidade exclusiva do concorrente a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais sobre a obra inscrita.
27- Este edital atende ao disposto na Lei Federal nº 9.610 de 12/02/1998 sobre direitos autorais.
28- O(s) autor(es) da obra selecionada automaticamente autoriza(m) a publicação da mesma na edição especial do concurso, nas versões física e digital.
29- Os premiados concordam e permitem a divulgação de seus nomes e imagens para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores.
30- Os participantes declaram estar cientes e de acordo com este regulamento.
31- Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo
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