terça-feira, 23 de agosto de 2011

FESTIVAL DE BANDAS DE ROCK 'GERAÇÃO EASY ROCK'


REGISTRO E DIVULGAÇÃO DE BANDAS DE ROCK DE PONTA GROSSA


A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, com a finalidade de estimular a produção musical local, a divulgação e a circulação de bandas de rock da cidade e o registro de suas composições, atendendo as políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura, institui o edital que regulamenta o festival de bandas de rock 'Geração Easy Rock'.

REGULAMENTO

1 - O festival de bandas de rock 'Geração Easy Rock' tem por objetivo a valorização de músicos que atuam na cidade e a divulgação da música popular em Ponta Grossa – oportunizando gravação em CD e ampliação de espaços de shows.
2 – A realização do festival será composta por três etapas, a serem realizadas: apresentações ao vivo das bandas selecionadas, mini-turnê por municípios da região (restrita aos três primeiros colocados) e gravação de CD.

Participantes:
3 – Poderão participar bandas com atuação em Ponta Grossa e com ao menos um dos músicos residente na cidade.
4 – As inscrições destinam-se a bandas, entendidas como grupos com pelo menos três integrantes.
5 – É vedada a participação de artista solo ou intérprete individual.
6 – Podem se inscrever bandas de rock, dentro das variações e ramificações que o gênero musical comporta.
7 - Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos Municipais de Cultura, Patrimônio Cultural e Turismo.

Inscrições:
8 – A banda deve enviar uma composição original para análise no ato da inscrição.
9 – A canção inscrita deve ser de autoria da banda ou de um dos músicos da banda e de interpretação da banda inscrita.
10 – Cada banda pode realizar apenas uma inscrição, com o envio de apenas uma canção autoral (música própria).
11 – As inscrições podem ser enviadas pelo e-mail easyrockpg@gmail.com, com o envio dos seguintes dados: nome da banda, nome dos integrantes e função no grupo, contatos do representante da banda (endereço, email e telefone), título da música inscrita, música original em arquivo MP3 anexo, comprovante de residência digitalizado de um dos membros da banda.
12 - A comissão organizadora enviará por email comprovante de inscrição.
13 – As inscrições estarão abertas de 19 de agosto de 2011 a 06 de setembro de 2011 e devem ser feitas por e-mail ou mediante entrega de CD na SMCT.
14 – Não serão aceitas inscrições por Correio.
15 - As inscrições fora das normas do concurso não serão aceitas.

Seleção:
16 – As 12 melhores composições inscritas, conforme avaliação da comissão julgadora, garantem direito de participação da banda em festival e as seis melhores avaliadas nos shows irão compor o registro fonográfico em CD 'Coletânea I Geração Easy Rock de Ponta Grossa', com duas canções de cada banda, incluindo a respectiva canção previamente inscrita.
17 - A seleção será feita por júri técnico, designado pela Comissão de Organização do Festival.
18 - Se o número de inscritos for igual ou menor a 12, todas as bandas estão automaticamente garantidas no festival, sendo que as quatro melhores classificadas no festival terão direito à gravação em estúdio de três músicas para o CD Coletânea, incluindo a respectiva canção previamente inscrita. Se o número de inscritos por inferior a quatro, apenas as duas melhores bandas conforme desempenho no festival ganham direito a participar com seis faixas de cada grupo no CD, incluindo a respectiva canção previamente inscrita.

Apresentações:
19 – As bandas selecionadas serão divididas em dois grupos  para tocar em dois dias de festival, durante as eliminatórias, respeitando o número de classificados previstos no artigo 19.
20 – As apresentações durante as eliminatórias serão avaliadas por novo júri técnico, a ser designado pela Comissão Organizadora.
22 - As bandas devem executar repertório que inclua obrigatoriamente a música inscrita no festival. A escolha do restante do repertório fica a critério de cada banda, desde que respeitem o tempo de apresentação que será estipulado pela organização, a ser comunicado no dia 12 de setembro.
23 – Os seis primeiros colocados nas eliminatórias terão direito a nova apresentação durante o festival, nos dois dias seguintes, e garantem participação na gravação do CD Coletânea. 
24 – Os três primeiros colocados nas eliminatórias ganham direito de apresentação como show de abertura da banda escalada como show principal do evento de motos Easy Road, no Parque Ambiental de Ponta Grossa.
25 – As bandas classificadas em quarto, quinto e sexto lugar ganham direito de apresentação no dia seguinte ao show principal, como encerramento do festival.
26 - Em todas as apresentações, a banda deve incluir a interpretação da música inscrita no festival.
27 - O festival será realizado nos dias 15, 16, 17 e 18 de setembro de 2011, no Parque Ambiental.
Turnê:
28 – As três melhores bandas do festival ganham direito a mini-turnê em pelo menos outras três cidades do interior do Paraná, com agendamento e transporte providenciados pela SMCT.
29 - A mini-turnê deve ser realizada no ano de 2011.

Gravação:
30 - As bandas selecionadas para o festival ganham o direito de gravar em estúdio duas músicas compostas pela banda ou por músico do grupo, entre elas a música inscrita.
31 – As bandas selecionadas devem obedecer escala de estúdio para gravação a ser comunicada pela Comissão Organizadora.
32 – O CD resultante das gravações se destinará exclusivamente à distribuição gratuita, sendo vedada a venda de exemplares.
33 – Será produzida uma tiragem de 2.000 cds, sendo que 1.000 destinam-se às bandas da coletânea e 1.000 cópias serão direcionadas à distribuição em emissoras de rádio, televisão, jornais e arquivos públicos.
34 - O lançamento oficial do CD 'Coletânea I Geração Easy Rock de Ponta Grossa' deve ocorrer em 2011.

Julgamento:
35 – A comissão julgadora das músicas inscritas terá por orientação principal: 1) qualidade da composição; 2) qualidade técnica da execução; e 3) adequação ao gênero musical e à proposta do festival.
36 - A comissão julgadora das apresentações eliminatórias terá por critérios principais de avaliação: 1) a qualidade da interpretação da canção inscrita; 2) qualidade geral de interpretação e escolha do repertório.

Direitos autorais e de imagem:
37 - Este edital atende ao disposto na Lei Federal no 9.610 de 12/02/1998 sobre direitos autorais.
38 – Os inscritos automaticamente cedem os direitos autorais das composições gravadas na coletânea e as suas imagens de participação no festival para fins de divulgação e registro documental em fotos e documentários vinculados à SMCT assim como a liberação de sua veiculação em veículos de comunicação.
39 - Os direitos de uso das imagens sobre o festival pertencem a SMCT.

Disposições finais:
40 - As comissões julgadoras não serão remuneradas.
41 - A realização da mini-turnê não implica valores do Fundo Municipal de Cultura.
42 - Os participantes declaram estar cientes e de acordo com este regulamento.
43 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pelo Conselho Municipal de Cultura.

Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário