sábado, 13 de agosto de 2011

Exposição de fotografias da Casa da memória no Cine Teatro Ópera.

No hall do Cine Teatro Ópera acontece uma exposição de fotografias do acervo da Casa da Memória de Ponta Grossa




História do Ópera.

O edifício Ópera, construído em 1947, marca o início da verticalização da cidade de Ponta Grossa. Sua construção, no cruzamento das ruas XV de Novembro com a Augusto Ribas, ocorreu pelo fato deste local ser o ponto central do antigo comércio da então rua das Tropas. O edifício foi o primeiro a possuir um elevador e foi projetado para função residencial nos seus seis andares e, no andar térreo, destinado a um cineteatro, o que veio a ocorrer alguns anos mais tarde. No mesmo ano, iniciou-se a construção do Cine Ópera que foi inaugurado em 1950 por José Elias Curi, que foi o responsável pela edificação do prédio e do próprio Cine Ópera.
Com a inauguração do Cine Ópera, a cidade passou a contar com mais um cinema em concorrência com o Cine Renascença e o Cine Império. O novo cinema concorria com os outros em grandeza e luxo e ainda possuía um auditório para 1.400 pessoas.
Em 1997 o cinema fechou e o destino do Ópera foi o mesmo de vários outros cinemas do estado: se tornou igreja evangélica. A ocupação religiosa do edifício se prolongou até o ano 2000.
Em 2001, o Ópera foi incluído no programa "Velho Cinema Novo", para reformas de estrutura de cinemas e teatros, do ex governador Jaime Lerner. A obra foi primeiramente inaugurada em dezembro de 2004, com um concerto da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. O prédio foi reinaugurado, com a conclusão total das obras, pelos novos governador Roberto Requião e prefeito Pedro Wosgrau Filho um ano depois, em 15 de dezembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário