segunda-feira, 26 de março de 2012

Banda Lyra dos Campos recebe novos talentos

            A Banda Lyra dos Campos, de Ponta Grossa, recebeu nesta semana cinco novos integrantes, que passaram com louvor por todos os exames práticos e teóricos exigidos. Os músicos, com idades de 11 a 15 anos, eram todos estudantes da escola Banda. O momento é comemorado pelos alunos e também pelos profissionais que atuam na Lyra dos Campos, pois as vagas são limitadas e a seleção para novos integrantes é muito rígida.
            A Lyra dos Campos conta agora com os saxofonistas Gabriel Ribeiro, de 13 anos, e Fábio Gehrke, de 15 anos, com a flautista Kauana da Costa Amaral, de 11 anos, com o clarinetista Miguel Yared da Silva, de 14 anos, e com o trompetista Winicyus Cordeiro, de 15 anos. A expectativa é de que os novos integrantes sigam a carreira musical, a exemplo de outros 700 músicos que passaram pela Banda Lyra dos Campos.
            De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Elizabeth Schmidt, nas maiores corporações musicais da Marinha, Exército ou Aeronáutica, e também nas grandes orquestras do país, há, pelo menos, um músico que iniciou seus estudos na Banda Lyra dos Campos. “Temos representantes na Banda da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, na Banda da Aeronáutica de Curitiba, na Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (RJ), na Banda do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville (SC), na Orquestra Sinfônica do Paraná, na de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Brasília, entre outros”, lembra Elizabeth.

              Criada em 22 de novembro de 1952, a Banda Lyra dos Campos tem a finalidade de promover apresentações para a comunidade e ensinar jovens de todas as classes sociais, visando à formação de novos músicos para seguirem carreira musical. Desde a sua fundação, tornou-se um patrimônio Cultural de Ponta Grossa e do Paraná.

Dança Sem Limites” - Projeto abre inscrições para pessoas com Síndrome de Down

            Com a finalidade de oferecer maiores possibilidades ao público que participa das atividades do projeto Dança Sem Limites, a Secretaria de Cultura e Turismo/Casa da Dança abriu inscrições para aulas de ballet direcionadas a pessoas com Síndrome de Down. A iniciativa comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, dia 21 de Março, porque a data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21, de acordo com a Down Syndrome International.
         O projeto “Dança sem Limites” trabalha exclusivamente com dança para pessoas com deficiência e está sendo desenvolvido no Centro Esportivo para Pessoas com Deficiência “Jamal Farjallah Bazzi”. O “Dança Sem Limites” tem o objetivo de possibilitar às pessoas com deficiência a vivência da dança como um direito de acesso à arte, à prática de atividade física e ao desenvolvimento da auto-estima; de estimular o auto-reconhecimento das potencialidades artísticas e físicas; de aperfeiçoar o senso estético e de capacidade de apreciação pela diferença; de oferecer oportunidade de reconhecimento dos participantes como produtores de arte.
       Segundo a secretária Elizabeth Silveira Schmidt o projeto promove a inclusão social nas expressões artísticas de pessoas com deficiência. “É um trabalho de dança fundamentado na singularidade do corpo do deficiente físico como sujeito e objeto de sua criação coreográfica, aperfeiçoando o senso estético e de capacidade de apreciação pela diferença”, afirma.
        As aulas de balllet serão ministradas pelo professor Erickson de Oliveira Cordeiro Júnior, todas as segundas e quartas-feiras, das 15h30 às 17h. Para saber mais sobre o projeto e/ou realização de inscrições 3223 8204 ou 3223 3704.

Cultura Promove oficina de artes plásaticas para crianças

     A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promove uma oficina de artes plásticas direcionada a crianças de 8 a 12 ano. A oficina "Arte Informal e Cores" visa incrementar ainda mais esse segmento artístico e dar atendimento as diretrizes da Política Cultural do Município e a fruição dos bens culturais pela população.

     As aulas são ministradas todas as terças e quinta-feiras, das 14h às 16h, no Centro de Cultura do Município, subsola (antiga sede da TV Educativa). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local. Mais informações pelo fone 3901-1209

FLICAMPOS PROGRAMAÇÃO

segunda-feira, 19 de março de 2012

PASCOA NA PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO

A Praça Barão do Rio Branco (Ponto Azul) será mais uma vez transformada na Praça da Pascoa.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo através do designer Marco Hansen e sua equipe estão produzindo os últimos detalhes para tranferir toda decoração para o local.

Centenas de ovos e doces de isopor transformados em guloseimas que dão até água na boca, coelhinhos com suas famílias e casinhas, tudo para deixar a Pascoa de nossas crianças mais alegre.
A cada ano principalmente no Natal e Pascoa, a Praça, um lugar de passagem de todas as classes sociais transforma-se em palco, onde os transeuntes podem circular e fotografar levando lembranças de festas temáticas que ali tem acontecido.
Além da alegria da criançada a movimentação tem atraido pessoas de outras cidades para visitar e conehcer o local além de aproveitar para fazer compra em nossa cidade criando um movimento na área de turismo e no comércio.

6º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE PONTA GROSSA "JOSÉ DAROS"

CENTRO DE CULTURA


 AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS ATÉ DIA 01 DE ABRIL DE 2012 -

PARTICIPE DE 3 A 5 OBRAS.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO
6º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE PONTA GROSSA
2012 / “JOSÉ DAROS”
EDITAL / REALIZAÇÃO

1 . A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular a produção de artistas plásticos da cidade, promover o intercâmbio com a produção de artistas brasileiros e adquirir obras para o acervo público da cidade, realizará entre as datas de 08 de maio a 06 de julho de 2012, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa, o 6º Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa, edição em homenagem ao artista plástico JOSÉ DAROS, proposta sugerida durante a reunião do setor de Artes Plásticas da 7ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em 04 de julho de 2006, cujo regulamento foi elaborado e aprovado pelos artistas plásticos presentes nas reuniões de 31 de outubro e 14 de novembro de 2006, e atualizado em 03 de agosto de 2011, atendendo as políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura
PARTICIPAÇÃO
2 . Poderão participar artistas plásticos que se inscreverem preenchendo a ficha cadastral contendo: Nome do autor, endereço, telefone, RG, CPF, nome da obra, dimensões, técnica, declaração de estar ciente e concordar com o regulamento, e enviarem o material solicitado dentro do prazo estipulado;
3 . O tema será livre e as obras podem ser apresentadas nas categorias: pintura, desenho, gravura e escultura;
4 . Cada participante deverá apresentar no mínimo 03 (três) obras, podendo chegar até 05 (cinco) obras, produzidas a menos de 1 (um) ano, que dialoguem entre si, e sejam da mesma categoria;
5 . O tamanho máximo das obras será de 1,5 X 1,5 X 1,5 metro (incluindo a moldura se houver);
6. Na 1ª fase, cada participante deverá enviar as fotografias das obras junto com o projeto ou histórico e a ficha cadastral de inscrição; e na 2ª fase deverá enviar as obras selecionadas;
INSCRIÇÕES
7.. As inscrições e recepção do material para a primeira fase de seleção poderão ser realizadas pessoalmente, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa, das 13:30 às 18:00 horas, até o dia 1º de abril de 2012 ou pelo correio para o endereço “6º Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa – Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa - Rua Dr. Colares 436 – CEP 84010-010 – Ponta Grossa – Pr. (será avaliado o material enviado por correio postado até o dia 1º de abril de 2012).
8. Os artistas locais deverão apresentar um comprovante de residência de no mínimo 02 (dois) anos na cidade de Ponta Grossa
9. O material enviado para a primeira fase não será devolvido.
As obras selecionadas na primeira fase deverão ser enviadas, em condições de serem expostas, para o mesmo endereço e serão avaliadas as obras que chegarem até o dia 04 de maio de 2012.
JULGAMENTO
11 . A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) pessoas de notoriedade nacional na área das artes plásticas e visuais, cuja decisão é soberana, a qual não cabem recursos;
12 . O Julgamento da primeira fase será realizado nos dias 07 e 08 de abril de 2012, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa.
13. O julgamento da segunda fase será realizado nos dias 05 e 06 de maio de 2012.
14. O número de obras selecionadas estará a critério da Comissão Julgadora.
PREMIAÇÃO
15 . Serão concedidos 06 (seis) prêmios-aquisição para o acervo de obras da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa, no valor de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) cada um;
16. O prêmio poderá ser dado a uma obra ou para o conjunto de obras que se complementem de um mesmo artista;
17. Do conjunto de 06 (seis) prêmios, 03 (três) serão concedidos para artistas da cidade de Ponta Grossa;
EXPOSIÇÃO
18 . O Salão será realizado no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa (Galeria João Pilarski) com abertura no dia 08 de maio de 2012, às 20:00 horas, permanecendo aberto à visitação pública, no horário de funcionamento do Centro de Cultura, até o dia 06 de julho de 2012.
DEVOLUÇÃO DAS OBRAS
19. As obras dos artistas de Ponta Grossa, não selecionadas na segunda fase, deverão ser retiradas até o dia 18 de maio de 2012.
20. As obras não premiadas, dos artistas de Ponta Grossa, deverão ser retiradas, após o encerramento do salão, até o dia 13 de julho de 2012.
21. Após as datas mencionadas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, não se responsabilizam pela guarda, conservação e eventuais danos.
22. As obras de artistas de outras cidades, não selecionadas na segunda fase e não premiadas, serão devolvidas via correio a cobrar ou via transportadora a cobrar, caso o participante indique na ocasião da inscrição.
DISPOSIÇÕES GERAIS
23 . A decisão da comissão Julgadora é irrevogável.
24 . As obras não selecionadas na fase de julgamento e as obras não premiadas no salão que até 60 (sessenta) dias, além do prazo de retirada, ainda permanecerem no Centro de Cultura, serão incorporadas ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O Artista participante autoriza o uso do seu nome, imagem e imagem de suas obras em todo o material de divulgação do Salão de Artes Plásticas e dos eventos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa.
26. Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos Municipais de Política Cultural, Patrimônio Cultural e Turismo de Ponta Grossa
27 . Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.
Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo
CRONOGRAMA 1. Inscrições e envio das fotografias das obras: Até dia 1º de abril de 2012 2. Seleção1ª fase: 07 e 08 de abril de 2012 3. Resultado da 1ª fase: dia 12 de abril de 2012; 4. Envio das obras: Até dia 04 de maio de 2012;
5. Seleção 2º fase: 05 e 06 de maio de 2012 6. Resultado da seleção das obras: 07 de maio de 2012; 7. Exposição: 08 de maio a 06 de julho de 2012;
8. Devolução das obras não selecionadas: até 18 de maio de 2012; 9. Devolução das obras selecionadas: até 15 de julho de 2012;
10. Local para envio e retirada da (as) obra (as):

“6º Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa
Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa
Rua Dr. Colares 436 – CEP 84010-010


CIDADE DE PONTA GROSSA
DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS



6º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE PONTA GROSSA JOSÉ DAROS
FICHA DE INSCRIÇÃO     ________                 

Nome do artista:_____________________________________________________________________________

Endereço:__________________________________________________________________________________

Telefone: __________________________________________________________________________________

 E-mail: ____________________________________________________________________________________

 RG:_________________________________________ CPF: __________________________________________

Nome da obra 1 : _____________________________________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________

Nome da obra 2 : ______________________________________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________

Nome da obra 3 : _____________________________________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________

Nome da obra 4 : _____________________________________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________

Nome da obra 5 : ______________________________________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________


 Texto descritivo sobre a obra: __________________________________________________­­­­­_________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

Declaro que estou ciente e concordo com o regulamento do 6º Salão de Artes / José Daros.

__________________________________________________
Data e Assinatura
COLAR ATRÁS DAS OBRAS


iNSCRIÇÃO : ______________

Nome da obra 1 : _______________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________


iNSCRIÇÃO : ______________

Nome da obra 2 : _______________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________


iNSCRIÇÃO : ______________

Nome da obra 3 : ________________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________


iNSCRIÇÃO : ______________

Nome da obra 4 : ______________________________________­________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________


iNSCRIÇÃO : ______________

Nome da obra 5 : _______________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________


ARTISTA SELDA SCHILKLAPER participa de livro sobre as Araucárias em Curitiba

No domingo dia 18 de março aconteceu o lançamento do livro "Pinheiros" no Solar do Rosário com imagens das obras de diversos artistas paranaenses entre eles Selda Schilklaper e Silvana Passos.
Selda Schilklaper com o livro e a artista Jacyra Abujamra

O evento contou com um número grande de convidados e artistas que tiveram suas obras incluidas nesta edição do livro. Selda demosntrou seu amor pela árvore símbolo do Paraná quando iniciou uma Série de trabalhos com o Título "Paixão pelas Araucárias" que foi mostrada no Espaço Cultural da Câmara Municipal em uma exposição individual. O livro encontra-se a venda no Solar do Rosário em Cuuritiba no Largo da Ordem.

quinta-feira, 15 de março de 2012

EXPOSIÇÃO MULHER MARAVILHA DO SÉCULO XXI - CAPITÓLIO VEST ART



Estarão participando da Exposição "Mulher maravilha do Século XXI"  no CAPITÓLIO VEST ART com uma tela de sua autoria as seguintes Artista:

Ana Maria Lopes Marochi
Bernadete Marques
Delmy Maria Kapp da Costa
Deloé
Divair Lima
Erinilda Carvalhos Parubocz
Izabel Mendes da Silva
Lenita Starke
Mara Toledo
Marga Cominato
Maria Cecília Issa
Mariângela Digiovanni
Milene Gonçalves
Pilarska
Priscila Lima
Rosane Santos
Veraliz Cominato

CAPITÓLIO VEST ART fica na entrada do Jradim América na Rua Joaquim de Paula Xavier s/nº 


EXPOSIÇÃO MULHER MARAVILHA DO SECULO XXI

Abertura hoje dia 15 de março de 2012 às 19h

FICHA DO 6º SALÃO DE ARTE VISUAIS DE PONTA GROSSA

SEGUE EM ANEXO FICHA DO SALÃO DE ARTES 2012



CENTRO DE CULTURA
CIDADE DE PONTA GROSSA
DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS



6º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE PONTA GROSSA JOSÉ DAROS
FICHA DE INSCRIÇÃO     ________                 

Nome do artista:_____________________________________________________________

Endereço:___________________________________________________________________

Telefone: ___________________________________________________________________

 E-mail: ______________________________________________________________________

 RG:_________________________________________ CPF: _____________________________

Nome da obra 1 : _______________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________

Nome da obra 2 : ______________________________________________________

Dimensões: ___________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________

Nome da obra 3 : _______________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________

Nome da obra 4 : _______________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________

Nome da obra 5 : ______________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________


 Texto descritivo sobre a obra: _____________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________


Declaro que estou ciente e concordo com o regulamento do 6º Salão de Artes / José Daros.

__________________________________________________
Data e Assinatura
COLAR ATRÁS DAS OBRAS


iNSCRIÇÃO : ______________

Nome da obra 1 : ___________________________________________________


Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________


iNSCRIÇÃO : ______________

Nome da obra 2 : _______________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________


iNSCRIÇÃO : ______________

Nome da obra 3 : ________________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________


iNSCRIÇÃO : ______________

Nome da obra 4 : ______________________________________­________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________


iNSCRIÇÃO : ______________

Nome da obra 5 : _______________________________________________________

Dimensões: ____________________________________________________________

Técnica: _______________________________________________________________

quinta-feira, 8 de março de 2012

ARTISTA EXPÕE SUAS OBRAS NA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA EM CURITIBA

Marcelo Schimaneski estará expondo suas obras em estilo Naif na Sala do Artista Popular em Curitiba.
Em 2011 o escultor Laudelino Ribeiro expôs suas esculturas em madeira neste Espaço dentro da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e foi muito prestigiado conseguindo inclusive vender divresas de suas peças.
Neste ano é a vez das telas de Marcelo que foi indicado e selecionado pela Secretaria de Cultura de nossa cidade.
A Exposição abre dia 17 de março na Sala do Artista Popular.

O endereço do Espaço fica na Rua Ébano Pereira, 240 - Centro de Curitiba.

CENTRO DE CULTURA CIDADE DE PONTA GROSSA / GALERIA JOÃO PILARSKI

Na Galeria João Pilarski no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa, você pode visitar a Exposição de telas do artista Osires Guimarães.
Osires já participou de diversas exposições em nossa cidade, em sua trajetória artística teve a felicidade de ter convivido com o Mestre João Pilarski que morava próximo a sua residência e ter recebido muitas orientações dele. Seu estilo Naif levou suas obras a itinerar por diversas cidades contando as lendas pontagrossenses.


Os trabalhos desta exposição foram feitos sobre diversos textos do Folclore Pontagrossense, lendas dos bairros que fazem parte dos moradores de diversos bairros de nossa cidade, principalmente da Ronda onde o artista passou maior parte de sua vida.
A Galeria João Pilarski fica na Rua Dr. Colares 436 centro de Ponta Grossa e está aberta de segunda a sexta feira das 13:30 as 17:30.

SEMANA DA MULHER

Comemorando a Semana da Mulher o departamento de Artes Visuais da secretaria Municipal de Culrura e Turismo de Ponta Grossa organizou uma exposição com trabalhos de artistas mulheres, se você quer participar ainda dá tempo é só enviar uma obra no atelier do Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa (Rua Dr. Colares 436 - Centro) das 13:30 as 17:30h.
A Exposição "MULHER MARAVILHA DO SÉCULO XXI" abre dia 15 de março as 19h no Capitólio Vest Art na entrada do jardim América e fará parte das comemorações da Semana da Mulher.

Compareça no vernissage e leve sua obra até manhã dia 09 de março para participar.