segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Edital de Estímulo à Produção e Exposição de Artes Plásticas

ESTÍMULO À PRODUÇÃO DE OBRAS E EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS
2012

EDITAL
REALIZAÇÃO
1 . A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular a produção de artistas plásticos da cidade, oferecer espaço para exposição de seus trabalhos e adquirir obras para o acervo público da cidade, institui o “Edital de Estímulo à Produção de Obras e Exposição de Artes Plásticas”, proposta sugerida durante a reunião do setor de Artes Visuais da 12ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em 27 de abril de 2011, cujo regulamento foi elaborado e aprovado pelos artistas plásticos presentes na reunião de 03 de agosto de 2011, atendendo as políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura.

PROPOSTA
2 . O objetivo deste edital é contemplar artistas residentes em Ponta Grossa, que precisem de um investimento inicial para produzir uma quantidade de obras necessárias para compor uma exposição individual, garantir espaço para exposição dessas obras,  que poderão ser comercializadas, gerando um capital de giro para compra de material para  novas obras, viabilizando um ritmo constate de produção.

PARTICIPAÇÃO
3 . Poderão participar artistas ponta-grossenses natos ou aqui radicados há mais de  02 (dois) anos, com mais de 18 (dezoito) anos de idade, na data de inscrição;
4 . O tema será livre e as obras podem ser apresentadas nas categorias: pintura, e escultura;
5 . Cada participante deverá apresentar um projeto de produção de novas obras originais e exposição (não serão aceitas cópias e obras efêmeras), contendo o currículo do artista, fotos de trabalhos já realizados, o detalhamento do conjunto de obras que pretende executar (no mínimo quinze), técnica, dimensão, suporte, quantidade, tema, material necessário para a execução das obras, proposta estética, a poética do trabalho, esboços e estudos sobre o tema proposto e outras informações que o participante julgar relevante para a compreensão da proposta, encadernado em tamanho A4.
6 . O tamanho máximo das obras será de 1,5 X 1,5 x 1,5 metro (incluindo a moldura se houver);  e mínimo 0,8 X 0.8 X 0,8 metro.
  
INSCRIÇÕES
7 . Os artistas interessados deverão preencher uma ficha de inscrição contendo: Nome do artista, endereço, telefone, RG, CPF, e-mail,  nome do projeto, declaração de estar ciente e concordar com o regulamento.
8 . Apresentar um comprovante de residência de no mínimo 02 (dois) anos na cidade de Ponta Grossa.
9. As inscrições e recepção do material serão realizadas pessoalmente, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa, das 13:30 às 18:00 horas, de 26 a 30 de março de 2012.
10. As propostas deverão ser entregues em envelope lacrado com a seguinte identificação: “Edital de Estímulo à Produção de obras e exposição de Artes Plásticas - 2012– Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa - Rua Dr. Colares 436 – CEP 84010-010  – Ponta Grossa.
11. O material enviado não será devolvido.

JULGAMENTO
12 .  A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) pessoas de notoriedade na área das artes plásticas e visuais indicada pelo Conselho Municipal de Política Cultural, cuja decisão será soberana, á qual não cabem recursos sobre o resultado do concurso;
13 . O Julgamento  será realizado de 02 a 20 de abril de 2012, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa.

PREMIAÇÃO
14 .  Serão concedidos 05 (cinco) prêmios no valor de R$ 2.000,00 (dois mil  reais) cada um, pagos em duas parcelas;
15. A primeira parcela será paga em material para a produção das obras de arte no valor R$ 1.000,00 (mil reais) após a divulgação do resultado e a segunda parcela no Valor de R$ 1.000,00 (mil reais) será paga após a abertura da exposição e comprovada a qualidade de execução do projeto;
16. A comissão julgadora poderá não conceder todos os prêmios se julgar que as propostas não tem consistência e/ou qualidade suficientes;
     
EXPOSIÇÃO
16 . A exposição de cada artista selecionado será realizada, no segundo semestre de 2012, em uma das galerias administradas pela SMCT, em data a ser acordada entre os artistas e a Divisão de Artes Plásticas da SMCT, permanecendo aberta à visitação pública por 30 dias, no horário de funcionamento da galeria.

CONTRAPARTIDA
17. Como contrapartida, será incorporado ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo,  no mínimo uma obra de cada projeto selecionado, compatível com o valor de mercado e o valor do prêmio.
18. Uma comissão indicada pelo Conselho Municipal de Política Cultural escolherá as obras supra-citadas.

DEVOLUÇÃO DAS OBRAS
19. As obras não selecionadas para compor o acervo da SMCT deverão ser retiradas até 07 (sete) dias úteis após o encerramento de cada exposição.
20. Após o prazo mencionado, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, não se responsabilizam pela guarda, conservação e eventuais danos.

DISPOSIÇÕES GERAIS
21 . A decisão da comissão Julgadora é irrevogável.
22 . As obras  que até 60 (sessenta) dias, além do prazo de retirada, ainda permanecerem no Centro de Cultura, serão incorporadas ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
23. O Artista autoriza o uso do seu nome e imagem e de suas obras no material de divulgação do Edital, das exposições geradas pelo edital e outros materiais de divulgação da SMCT.
24. Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos Municipais de Política Cultural, Patrimônio Cultural e Turismo de Ponta Grossa.
26. Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.

Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo

CRONOGRAMA
1. Inscrição: de 26 a 30 de março de 2012
2. Julgamento: de 02 a 20 de abril de 2012
3. Pagamento da 1ª parcela do prêmio: aproximadamente junho de 2012
4. Período de produção das obras: de junho até a data de exposição
5. Exposição: segundo semestre de 2012 de acordo com o cronograma
6. Pagamento da segunda parcela: após a abertura da exposição

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

3º SALÃO JOVEM DE ARTES VISUAIS

3º SALÃO  JOVEM  DE ARTES VISUAIS DE  PONTA  GROSSA - 2012

EDITAL

Realização:
1 . A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular a produção de jovens artistas plásticos da cidade, realizará entre as datas de 02 de outubro a 09 de novembro de 2012, na Galeria do “Capitólio Vest Art”, o 3º Salão Jovem de Artes Visuais de Ponta Grossa, atendendo às políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura.

Participação
2 . Poderão participar artistas residentes Ponta Grossa, com idade entre 12  e 21 anos, tendo como referência a data de 10 de novembro de 2011;
3. Os participantes concorrerão entre si divididos em três grupos etários:
Grupo 1: de 12 a 15 anos
Grupo 2: de 16 a 18 anos
Grupo 3: de 19 a 21 anos
4 . O tema será livre.
5 . Cada participante poderá inscrever 01 (uma) obra original (não serão aceitas copias de outras obras ou de fotos publicadas) nas categorias: pintura, desenho, gravura, fotografia, (no tamanho mínimo de  0,50 X 0,50 m e máximo  0,80 X 0,80 m e não deverá conter molduras), escultura (tamanho mínimo 0,30 X 0,30 X 0,30 m e máximo 0,80 X 0,80 X 0,80 m)e vídeo-arte; 
6 . A assinatura da obra deverá ser feita atrás e não sobre a obra, sob pena de ser desclassificação.

Inscrições
7 . Os artistas interessados deverão preencher uma ficha de inscrição contendo: Nome do autor, endereço, telefone, e-mail, RG, CPF, ou certidão de nascimento, nome da obra, declaração de estar ciente e concordar com o regulamento, assinada pelo pai ou responsável, devidamente identificado (RG E CPF), quando o participante for menor de 18 anos.
8 . As inscrições e recepção das obras serão realizadas de 24 a 28 de setembro de 2012, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa, na Rua Dr. Collares 436, das 13:30 às 18:00 horas.


Julgamento
9.  A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) pessoas de reconhecida competência na área das artes plásticas e visuais;
10 . O Julgamento será realizado no dia 29 de setembro de 2012, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa;
11 . Serão selecionadas no máximo 40 (quarenta) obras.
12 . Após o julgamento, os autores deverão retirar as obras não selecionadas até o dia 11de outubro, após esta dada a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa,  não se responsabilizam pela guarda, conservação e eventuais danos.

Premiação
13 .  Haverá premiação no valor individual de R$ 300,00 (trezentos reais), para uma obra de cada grupo, destacadas pela comissão julgadora (prêmio aquisição para o acervo de obras da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)

Exposição
14 . O salão será realizado na Galeria do “Capitólio Vest Art”, cuja abertura será no dia 02 de outubro de 2012, às 20:00 horas, permanecendo aberta à visitação pública, no horário de funcionamento da galeria, até  o dia 09 de novembro de 2012.
15 . Os autores deverão retirar suas obras até 10 (dez) dias após o encerramento da exposição, sendo que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, não se responsabilizam pela guarda, conservação e eventuais danos, depois deste prazo.

Disposições Gerais
17 . A decisão da Comissão Julgadora é irrevogável.
18 . A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo dará o destino que melhor lhe aprouver às obras inscritas no salão que não forem retiradas no prazo estabelecido.
19 - O Artista participante autoriza o uso do seu nome e imagem e da imagem de suas obras em todo o material de divulgação do Salão e dos eventos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa.
20 . Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos Municipais de Política Cultural, Patrimônio Cultural e Turismo de Ponta Grossa.
21 . Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.

Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo

Cronograma
Inscrição e envio das obras: de 24 a 28 de setembro de 2012
Julgamento: dia 29 de setembro de 2012
Exposição: de 02 de outubro a 09 de novembro de
Devolução das obras não selecionadas: até o dia  11 de outubro de 2012
Devolução das obras não premiadas: até o dia 19 de novembro de 2012.

4º SALÃO DE INVERNO

  SALÃO  DE INVERNO  DE  ARTES  PLÁSTICAS  DE  PONTA  GROSSA
2012

EDITAL

Realização:
1 . A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular a produção de artistas plásticos e visuais e adquirir obras para o acervo público da cidade, realizará entre as datas de 26 de junho a 27 de julho de 2012, No Espaço Cultural Da Câmara Municipal de Ponta Grossa, o 4º Salão de Inverno de Artes Plásticas de Ponta Grossa, atendendo às políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura

Participação
2 . Poderão participar artistas ponta-grossenses natos ou aqui radicados há mais de  02 (dois) anos, com mais de 18 (dezoito) anos de idade, completos até 1º de junho;
3 . O tema é LIVRE
4 . Cada participante poderá inscrever 03 (três) obras, produzidas a menos de 1 (um) ano, na categoria: pintura;
5 . O tamanho das obras será de no mínimo 0,60 X 0,60 m e no máximo 1,4 X 1,4 m (incluindo a moldura se houver)
6 . O artista deverá colocar no verso da obra a assinatura e título da obra;

Inscrições
7 . Os artistas interessados deverão preencher uma ficha de inscrição contendo: Nome do autor, endereço, telefone, e-mail,  RG, CPF, nome da obra, dimensões, técnica, declaração de estar ciente e concordar com o regulamento.
8 . Apresentar um comprovante de residência de no mínimo 02 (dois) anos na cidade de Ponta Grossa.
9 . As inscrições e recepção das obras serão realizadas de 11 a 22 de junho de 2012, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa, das 13:30 às 18:00 horas.

Premiação
10 .  haverá 03 (três) prêmios-aquisição para o acervo de obras da Secretaria Municipal de Cultura no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) cada um;

Julgamento
11 .  A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) pessoas de notoriedade na área das artes plásticas e visuais;
12 . O Julgamento será realizado  entre os dias 23 e 24 de junho de 2012, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa.
13 . O número de obras selecionadas estará a critério da Comissão Julgadora.
14 . Após o julgamento, os autores deverão retirar as obras não selecionadas até o dia  06 de julho, após esta dada a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a Secretaria de Cultura e turismo,  não se responsabilizam pela guarda, conservação e eventuais danos.


Exposição
15 . O salão será realizado no Espaço Cultural da Câmara Municipal, cuja abertura será no dia 26 de junho de 2012, às 20:00 horas, permanecendo aberta à visitação pública, no horário de funcionamento do Espaço Cultural,  até  o dia 27 de julho de 2012.
16 . Após o encerramento do Salão os autores deverão retirar as obras não premiadas até o dia 03 de agosto de 2012, após esta data a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo não se responsabilizam pela guarda, conservação e eventuais danos.

Disposições Gerais
17 . A decisão da comissão Julgadora é irrevogável.
18 . As obras não selecionadas na fase de julgamento e as obras não premiadas no salão que até 60 (sessenta) dias, além do prazo de retirada, ainda permanecerem no Centro de Cultura, serão incorporadas ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
19 . O Artista participante autoriza o uso do seu nome e imagem e da imagem de suas obras em todo o material de divulgação deste Salão de Artes Plásticas e dos eventos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa.
20. Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos Municipais de Política Cultural, Patrimônio Cultural e Turismo de Ponta Grossa
21. Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.

Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo

Cronograma
Inscrição e envio das obras: de 11 a 22 de junho de 2012
Julgamento: entre os dias 23 e 24 de junho de 2012
Exposição: de 26 de junho a 27 de julho de 2012
Devolução das obras não selecionadas: até o dia  06 de julho de 2012
Devolução das obras não premiadas: até o dia 03 de agosto de 2012.

6º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS

6º SALÃO  DE ARTES  PLÁSTICAS  DE  PONTA  GROSSA
2012
“JOSÉ DAROS”
EDITAL
REALIZAÇÃO
1 . A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular a produção de artistas plásticos da cidade, promover o intercâmbio com a produção de artistas brasileiros e adquirir obras para o acervo público da cidade, realizará entre as datas de 08 de maio a 06 de julho de 2012, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa, o 6º Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa, edição em homenagem ao artista plástico JOSÉ DAROS, proposta sugerida durante a reunião do setor de Artes Plásticas da  7ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em 04 de julho de 2006, cujo regulamento foi elaborado e aprovado pelos artistas plásticos presentes nas reuniões de 31 de outubro e 14 de novembro de 2006, e atualizado em 03 de agosto de 2011, atendendo as políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura

PARTICIPAÇÃO
2 . Poderão participar artistas plásticos que se inscreverem preenchendo a ficha cadastral contendo: Nome do autor, endereço, telefone, RG, CPF, nome da obra, dimensões, técnica, declaração de estar ciente e concordar com o regulamento,  e enviarem o material solicitado dentro do prazo estipulado;
3 . O tema será livre e as obras podem ser apresentadas nas categorias: pintura, desenho, gravura e escultura;
4 . Cada participante deverá apresentar no mínimo 03 (três) obras, podendo chegar até 05 (cinco) obras, produzidas a menos de 1 (um) ano, que dialoguem entre si, e sejam da mesma categoria;
5 . O tamanho máximo das obras será de 1,5 X 1,5 X 1,5 metro (incluindo a moldura se houver); 
6. Na 1ª fase, cada participante deverá enviar as fotografias das obras junto com o projeto ou histórico e a ficha cadastral de inscrição; e na 2ª fase deverá enviar as obras selecionadas;

INSCRIÇÕES
7. As inscrições e recepção do material para a primeira fase de seleção poderão ser realizadas pessoalmente, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa, das 13:30 às 18:00 horas, até o dia 1º de abril de 2012 ou pelo correio para o endereço “6º Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa – Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa - Rua Dr. Colares 436 – CEP 84010-010  – Ponta Grossa – Pr. (será avaliado o material enviado por correio postado até o dia 1º de abril de 2012).
8. Os artistas locais deverão apresentar um comprovante de residência de no mínimo 02 (dois) anos na cidade de Ponta Grossa
9. O material enviado para a primeira fase não será devolvido.
10. As obras selecionadas na primeira fase deverão ser enviadas, em condições de serem expostas, para o mesmo endereço e serão avaliadas as obras que chegarem até o dia 04 de maio de 2012.

JULGAMENTO
11 .  A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) pessoas de notoriedade nacional na área das artes plásticas e visuais, cuja decisão é soberana, a qual não cabem recursos;
12 . O Julgamento da primeira fase será realizado nos dias 07 e 08 de abril de 2012, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa.
13. O julgamento da segunda fase será realizado nos dias 05 e 06 de maio de 2012, no mesmo local.
14. O número de obras selecionadas estará a critério da Comissão Julgadora.

PREMIAÇÃO
15 .  Serão concedidos 06 (seis) prêmios-aquisição para o acervo de obras da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa, no valor de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) cada um;
16. O prêmio poderá ser dado a uma obra ou para o conjunto de obras que se complementem de um mesmo artista;
17. Do conjunto de 06 (seis) prêmios, 03 (três) serão concedidos para artistas da cidade de Ponta Grossa;
     
EXPOSIÇÃO
18 . O salão será realizado no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa (Galeria João Pilarski) com abertura no dia 08 de maio de 2012, às 20:00 horas, permanecendo aberto à visitação pública, no horário de funcionamento do Centro de Cultura,  até  o dia 06 de julho de 2012.

DEVOLUÇÃO DAS OBRAS
19. As obras dos artistas de Ponta Grossa, não selecionadas na segunda fase, deverão ser retiradas até o dia 18 de maio de 2012.
20. As obras não premiadas, dos artistas de Ponta Grossa, deverão ser retiradas, após o encerramento do salão, até o dia 13 de julho de 2012.
21. Após as datas mencionadas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, não se responsabilizam pela guarda, conservação e eventuais danos.
22. As obras de artistas de outras cidades, não selecionadas na segunda fase e não premiadas, serão devolvidas via correio a cobrar ou via transportadora a cobrar, caso o participante indique na ocasião da inscrição.

DISPOSIÇÕES GERAIS
23 . A decisão da comissão Julgadora é irrevogável.
24 . As obras não selecionadas na fase de julgamento e as obras não premiadas no salão que até 60 (sessenta) dias, além do prazo de retirada, ainda permanecerem no Centro de Cultura, serão incorporadas ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
25. O Artista participante autoriza o uso do seu nome, imagem e imagem de suas obras em todo o material de divulgação do Salão de Artes Plásticas e dos eventos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa.
26. Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos Municipais de Política Cultural, Patrimônio Cultural e Turismo de Ponta Grossa
27 . Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.

Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo

CRONOGRAMA1.  Inscrições e envio das fotografias das obras: Até dia 1º de abril de 2012
2.  Seleção1ª fase:  07 e 08 de abril de 2012
3.  Resultado da 1ª fase: dia 12 de abril de 2012;
4.  Envio das obras: Até dia 04 de maio de 2012;
5.  Seleção 2º fase: 05 e 06 de maio de 2012
6.  Resultado da seleção das obras: 07 de maio de 2012;
7.  Exposição: 08 de maio a 06 de julho de 2012;
8.  Devolução das obras não selecionadas: até 18 de maio de 2012;
9.  Devolução das obras selecionadas: até 15 de julho de 2012;
10. Local para envio e retirada da (as) obra (as): “6º Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa – Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa - Rua Dr. Colares 436 – CEP 84010-010  – Ponta Grossa – Pr.

CONCURSO NACIONAL DE H Q

CONCURSO NACIONAL DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

"IRENO JOSÉ GUIMARÃES" - EDIÇÃO 2012


A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular a produção DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, e o intercâmbio com quadrinistas brasileiros, institui o edital que regulamenta o Concurso Nacional de Histórias em Quadrinhos para o ano de 2012, que nesta edição homenageia o chargista IRENO JOSÉ GUIMARÃES, que inspirou muitos cartunistas com suas publicações diárias na imprensa de Ponta Grossa, atendendo as políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura.

REGULAMENTO


1-      Poderão participar autores maiores de 15 anos.
2-      História em quadrinhos (HQ) corresponde a uma história  contada através de arte sequencial (banda desenhada ou quadrinhos, em cor ou em preto e branco)
3-      Cada interessado poderá enviar 01 (uma) história em quadrinhos inédita para cada categoria (entende-se por inédita a história em quadrinhos nunca premiada em concursos anteriores e não publicada em livro ou revista até a data do encerramento das inscrições deste concurso).
4-      Os interessados poderão concorrer em duas categorias:
·         CATEGORIA 1 (para crianças)
A)    Com no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 22 (vinte e duas) páginas
B)    A estrutura narrativa deverá ser simples (começo, meio e fim);
C)    A linguagem deverá ser acessível e de fácil compreensão, com freses curtas e claras;
·         CATEGORIA 2 (para leitores acima de 12 anos)
A)    Com no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 22 (vinte e duas) páginas;
5-      Se o interessado desejar concorrer nas duas categorias deverá inscrever os trabalhos separadamente.

PREMIAÇÃO


6-      A CATEGORIA 1 terá 02 (dois) prêmios no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) cada um.
7-      A CATEGORIA 2 terá 02 (dois) prêmios no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) cada um.
8-      Um dos prêmios de cada categoria será conferido para autor nato ou residente na cidade de Ponta Grossa

INSCRIÇÕES


9-      As inscrições estarão abertas de 1º a 31 de março de 2012, enviadas exclusivamente via Correios.
10-  O interessado deverá encaminhar a história em envelope  (tamanho folha A4), com AR, sem identificação pessoal  no verso (a identificação virá apenas no recibo AR)  para o endereço:
CONCURSO NACIONAL DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS “IRENO JOSÉ GUIMARÃES” - EDIÇÃO 2012
CONCURSO LOCAL (para os residentes em Ponta Grossa) ou NACIONAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO
RUA JULIA WANDERLEY, 936, CENTRO, CEP 84010-170
PONTA GROSSA, PR.
11-  As histórias inscritas deverão ser encaminhadas obedecendo aos seguintes critérios: 04 (quatro) vias digitalizadas em formato JPG com no mínimo 300 dpi por página as quais devem estar numeradas, em CD-ROM,  SEM IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR.
12-  Em envelope menor, lacrado, dentro do envelope maior, anexar as seguintes informações:              
                  Na Parte Externa:
a.       nominação do concurso e categoria da inscrição
b.      título(s) inscrito(s)
c.       CONCURSO LOCAL (para os residentes em Ponta Grossa) ou NACIONAL
No Interior:
d.      nome e endereço completos
e.       telefones e e-mail para contato
f.       fotocópia de comprovante de residência em nome do inscrito
g.      fotocópia da cédula de identidade e CPF
h.      breve  biografia pessoal  de até 10 linhas
(os documentos acima serão necessários para o processo de pagamento dos prêmios)

TEMA

13-  O tema é livre para o Concurso Nacional. Para o Concurso Local, ou seja, para os residentes em Ponta Grossa, a história deverá tratar de tema ambientado, ocorrido ou relacionado com a cidade.
    
JULGAMENTO

14-  As histórias serão julgadas por uma comissão  de alto nível, indicada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Política Cultural, cuja decisão será soberana, à qual não cabem recursos sobre o resultado do concurso.
15-  Os vencedores serão conhecidos no segundo semestre de 2012.

PUBLICAÇÃO

16-  As histórias premiadas de cada categoria, serão publicadas em duas edição de 1.000 (mil) exemplares, uma para cada categoria, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no 2º semestre de 2012, cabendo aos autores uma cota de 100 (cem) exemplares, a título de direitos autorais:
17-  Os 800 (oitocentos) exemplares restantes de cada livro publicado, serão distribuídos gratuitamente em  bibliotecas, escolas,  instituições e  para críticos literários.
18-  As histórias premiadas poderão também ser publicadas em versão digital e disponibilizadas para leitura via internet, desde que autorizadas pelos autores.

DISPOSIÇÕES FINAIS


19-  As inscrições fora das normas do concurso não serão aceitas.
20-  Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos  Municipais de Política Cultural, Patrimônio Cultural e Turismo de Ponta Grossa.
21-  As cópias da(s) histórias(s) e os demais documentos entregues na inscrição não serão devolvidos após o concurso.
22-  A Comissão Julgadora tem o direito de não premiar as obras concorrentes, caso julgue que as mesmas não tenham qualidade suficiente que justifique a premiação e a publicação.
23-  É de responsabilidade exclusiva do concorrente a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais sobre a obra inscrita.
24-  Este edital atende ao disposto na Lei Federal nº 9.610 de 12/02/1998 sobre direitos autorais.
25-  Os autores das obras selecionadas automaticamente autorizam a publicação das mesmas, nas versões impressa e digital, dentro das regras do concurso.
26-  Os premiados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores.
27-  Os participantes declaram estarem cientes e de acordo com este regulamento.
28-  Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.                                         

Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo

EDITAL 2012 PARA OCUPAÇÃO DAS GALERIAS DE ARTES



SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO
EDITAL
PARA A OCUPAÇÃO DAS GALERIAS ADMINISTRADAS PELA SMCT
2012

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, institui o edital de ocupação dos espaços para exposições de artes visuais, gerenciados pela SMCT, para o ano de 2012, a saber:
- Galeria “Lúcio Mauro Ribeiro”, localizada no subsolo do Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa
- Galeria “João Pilarski”, localizada no primeiro andar do Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa
- Galeria do Espaço Cultural “Capitolium Vest Art”

Regulamento
1. Inscrições
As inscrições estarão abertas entre 12 de dezembro de 2011 e 08 de fevereiro de 2012,  a todos os artistas e grupos de artistas ponta-grossenses, paranaenses, brasileiros ou estrangeiros buscando incrementar o intercâmbio cultural. Os interessados deverão enviar suas propostas, obedecendo às seguintes exigências:

1.1 Apresentar proposta, no formato A4, contendo: projeto da exposição (nome da Exposição, número de obras), portfólio com documentação fotográfica ou fotocópia colorida ( Pelo menos três) dos trabalhos que serão expostos e identificação completa das obras (título, data, técnica, dimensões). Não serão aceitos trabalhos originais para avaliação;

1.2 Incluir currículo e dados pessoais (endereço completo, telefone e e-mail para contato), além de cópias da documentação sobre sua trajetória artística (catálogos, convites, textos críticos ou impressos em geral);

1.3 Definir no projeto, plano e instruções de montagem da exposição, bem como os materiais e equipamentos necessários, respeitando as normas museológicas dos espaços expositivos e de conservação de obras de arte. Não serão aceitos projetos que utilizem materiais que comprometam e/ou prejudiquem as instalações físicas dos espaços expositivos;

1.4 Encaminhar as inscrições por correio, para “Edital de Ocupação das Galerias 2012” - Secretaria Municipal Cultura e Turismo de Ponta Grossa - Rua Julia Wanderley, 936 / Centro - CEP: 84010-170 - Ponta Grossa / Paraná, ou pessoalmente, no endereço supracitado, das 13h00 às18h00, entre os dias 12 e 22 de dezembro de 2011.

1.5 Os projetos serão avaliadas por uma Comissão Consultiva, de reconhecida competência entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Depois da seleção os projetos deverão ser retirados até dia 02 de março de 2012. Os projetos não retirados até aquela data serão incorporados ao acervo documental do SMCT.


2. Responsabilidades
2.1.Da SMCT

2.1.1 Informar o resultado da seleção e do calendário de exposições através de comunicado individual via correio ou email.

2.1.2
Coordenar as exposições, planejar o cronograma e definir o período da exposição, sendo que o artista poderá indicar o período de sua preferência;

2.1.3
Executar a montagem e desmontagem da exposição;

2.1.4
Conservar/preservar as obras durante o período da exposição;

2.1.5
Imprimir 200 (duzentos) convites tamanho A5 e 200 (duzentos) prospectos tamanho A4, de acordo com as condições técnicas e orçamentárias da SMCT.;

2.1.6
Divulgar a exposição na imprensa e por email, mediante release e material fotográfico disponibilizado pelo(s) artista(s);

2.1.7
Disponibilizar o espaço físico, dois dias antes da abertura, para a realização da montagem.


2.2. Do artista ou grupo de artistas

2.2.1 Assinar o Termo de Responsabilidade com a SMCT para oficializar a exposição;

2.2.2
Entregar material fotográfico, currículo e texto de apresentação da exposição em meio digital (cd-rom ou e-mail) no prazo estipulado de trinta dias antes da abertura da exposição. As imagens devem ser enviadas em arquivos de alta resolução e incluir os créditos devidos para criação dos convites;

2.2.3
Providenciar e arcar com os custos de embalagem, seguro e transporte de envio e regresso das obras. A SMCT não se responsabilizará por eventuais danos causados às obras, devido à embalagem incorreta e transporte até o espaço expositivo;

2.2.4
Encaminhar as obras acondicionadas em embalagens resistentes.

2.2.5 Providenciar os materiais e equipamentos específicos para montagem não disponíveis nas Galerias.

     2.2.6 Entregar o material a ser exposto no prazo de dois dias úteis antes da abertura da exposição com identificação completa das obras;

2.2.7
Conceder a SMCT o direito de uso de imagem das obras para fins de divulgação, inclusive com a possibilidade de exposição virtual, na internet, no sítio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa;

2.2.8
Participar do "Encontro com o Artista", bate-papo informal com a comunidade, dentro das atividades de Ação Educativa da SMCT.;

2.2.9
Retirar o material exposto no prazo de cinco dias úteis após o término da mostra;
após este período a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, não se responsabilizam pela guarda, conservação e eventuais danos.
3. Disposições Gerais

3.1 As exposições ficarão abertas ao público por aproximadamente 04 semanas, obedecendo o cronograma dos espaços expositivos para o ano de 2012.

3.2 A inscrição implica na aceitação deste Regulamento;

3.3 
Casos omissos serão resolvidos pela SMCT.

Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo



Ficha Técnica das Salas de Exposições:

Galeria “João Pilarski” - Centro de Cultura, primeiro andar, entrada pela Rua Dr. Colares (espaço tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa)
Espaço físico: duas salas de 8m x 10m cada uma, com piso de carpete em dois níveis.
9 (nove) painéis de mdf, pintados na cor branca de 1,50m x 2,50m de altura.
Sistema de iluminação lâmpadas frias cor branca.
Sistema de segurança e central de alarme


Galeria “Lucio Mauro Ribeiro” - Centro de Cultura, sub-solo, entrada pela Rua Augusto Ribas  
Espaço físico: uma salas de 06m x 10m com piso cimentício cinza claro
10 (dez) painéis de mdf, pintados na cor branca de 1,30m x 2,00m de altura.
Sistema de iluminação lâmpadas frias cor branca.
Sistema de segurança e central de alarme


Galeria - Espaço Cultural “Capitolium Vest Art”
Espaço físico: uma salas de 10m x 10m com piso de lajotas.
10 (dez) painéis de metal pintados na cor branca de 1,30m x 2m de altura.
Sistema de iluminação lâmpadas frias cor branca.
Sistema de segurança e central de alarme.            

CRONOGRAMA
Inscrições e recebimento das propostas: de 12 e 22 de dezembro de 2011
Julgamento: entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2012
Devolução dos projetos:  de 13 de fevereiro até 02 de março de 2012.